quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As Experiências Proféticas, Parte 2

Profetizamos pela fé, não por método
Semana 25, 2011 – Rick Joyner

Por favor, peço que não se esqueçam de que eu estou compartilhando minhas experiências e perspectivas do profético, mas outras pessoas proféticas podem experimentar isso de uma forma diferente. Assim como o Senhor nos fez únicos como pessoas, e nossas experiências na vida são todas únicas, nossas experiências com Ele são todas únicas também. Todos os profetas nas Escrituras eram diferentes e pareciam receber revelação de maneiras distintas. Há características e fatores comuns, mas devemos estar sempre abertos para que o Senhor faça algo único. Afinal, Ele é o Criador e Ele gosta de ser criativo!

Não entender esse elemento importante dentre os que envolvem a maneira pela qual o Espírito se move pode ser uma das maiores pedras de tropeço para chegar à maturidade nos nossos dons e ministério. Muitos são bem sucedidos em orar por alguém, mas então tendem a pensar que foi a própria frase ou o método que eles usaram que trouxe o sucesso. Isso tem muito pouco a ver com nossos êxitos, ao invés disso é a fé que temos que move Deus. Mesmo assim, depois de tal sucesso, alguns tentam duplicar o método, e então tendem a desenvolver mais fé no método do que em Deus como uma pessoa. Isso levará a um afastamento das verdadeiras obras do Espírito Santo.

Eu não quero ser grosseiro, mas o Espírito não é como um cão que nós treinamos para responder a certos comandos. O Senhor conhece os nossos corações, e nós podemos usar as palavras e os métodos errados, mas Ele vai responder porque é a fé em nossos corações que O move. Pense nisso. Ele fez quaisquer curas ou milagres da mesma forma quando andou na terra? Parece que Ele usou um método diferente a cada vez porque o poder não estava no método, mas em ver e obedecer a vontade do Pai.

É crucial para nós entendermos isso porque pode haver uma linha tênue entre o profético e a feitiçaria. Feitiçaria é bruxaria, que Paulo listou como uma das obras da carne em Gálatas. Bruxaria é autoridade espiritual falsificada, que procura usar outros espíritos, e não o Espírito Santo. A bruxaria se baseia em padrões e fórmulas, e sempre acabará por levar à manipulação, um espírito de controle, exageros, ou outras maneiras carnais de usar as pessoas ao invés de amar as pessoas e ser usado para o bem delas.

A certa dignidade e classe que está acima de exageros, manipulação ou controle, vem com o conhecimento do Rei dos reis. Quando o Rei dos reis se move, você se sente elevado e enobrecido, não pressionado ou manipulado.

Tenho meditado sobre um versículo na bíblia por quarenta anos, tentando sondar os caminhos de Deus, e esse versículo é Apocalipse 3:20. Aqui Jesus está batendo à porta de sua própria igreja para ver se alguém ouvirá a Sua voz e abrirá para ele. Imagine. Ele é o Rei do universo e nosso Criador, mas nesta era, Ele não vai se forçar a ninguém. Ele não virá onde não for desejado, mesmo que seja Sua própria igreja!

Esta é uma forma básica pela qual podemos reconhecê-Lo – Ele é o último cavalheiro e não nos força, pressiona ou controla. Em vez disso, Ele nos chama, roga por nós, e nos conclama a segui-Lo. Esta é também a natureza do ministério profético da Nova Aliança, que anuncia a sua mensagem nesta era.

Na era vindoura, obviamente o Senhor virá com uma vara de ferro, e as nações serão obrigadas a dobrar o joelho diante dEle. No entanto, esta é a era em que Ele não está buscando aqueles que podem ser pressionados à obediência, mas aqueles que têm corações que querem segui-Lo e obedecê-Lo. Mesmo na era vindoura, quando Ele de fato governará, podemos estar certos de Ele governará com tanta dignidade e classe que não haverá a escravidão, mas o propósito de Seu governo é libertar o Seu povo.

Mais uma vez, muitas pessoas tendem a modelar seus ministérios com base nos profetas da Antiga Aliança, o que é um modelo errado para o ministério da Nova Aliança. Os profetas da Antiga Aliança foram duros e muitas vezes intolerantes porque eles estavam representando a aliança sob a qual estavam operando e ela foi dura e implacável. Os profetas da Nova Aliança são mensageiros de uma aliança de graça e verdade. Isso não significa que somos tolerantes com o pecado e a iniquidade, que Deus ainda abomina, mas em vez de condenar, temos a verdade que pode libertar as pessoas.

Compartilho isso porque nós ainda trabalhamos com a revelação que vem através de impressões. Esse é o nível mais básico da revelação profética, mas é um dos mais importante para nós aprendermos os caminhos do Senhor. É tornando-nos sensíveis aqui que aprendemos a rejeitar essas mensagens que vêm com força ou pressão. O Espírito tem uma certa classe à qual nós devemos nos tornar sensíveis e a qual devemos aprender a exigir de qualquer impressão na qual iremos agir. É preciso experiência para aprender isso. Muitas vezes, teremos erros ao longo do caminho, mas é aprendendo o quanto Ele é capaz de perdoar, mesmo com nossos erros, que chegamos a conhecê-Lo melhor. Para amadurecer, devemos caminhar na fé de que podemos cometer um erro e não ser condenados por isso, mas instruídos. Isso semeia liberdade em nossos corações, o que é crucial para todo ministério da Nova Aliança.

Um comentário:

  1. Excelente texto. Para termos uma vida de plenitude com Deus é realmente necessário estar sensível ao Espírito Santo, pois Ele nos dá entendimento e discernimento. Não devemos esquecer que os dons espirituais vêm de Deus, e com um fim especial. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”
    A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” Em Efésios 4:11-13 “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”
    Um grande abraço!

    Ricardo Rocha

    ResponderExcluir